top of page
Buscar

Singapura Smart City


ree

Singapura segue um modelo mais de primeira fase como Cidade Inteligente. O conceito propõe grandes projetos urbanos, como universidade, museu, estádio, tráfego automatizado, atração turística, como Gardens by the Bay. Um modelo mais "de cima para baixo" (Picon, 2015) com grande interferência do governo e da iniciativa privada.

Essa cidade-estado do Sudeste Asiático é uma cidade com 5 milhões de habitantes compartilhando uma área territorial de 700 km². Em 1965, Singapura se tornou independente da Malásia e desenvolveu uma organização exemplar para ser não só independente politicamente de outra nação, mas também, não depender dos recursos naturais e econômicos. Dessa forma, este pensamento impulsionou o hábito da inovação e colocou como base econômica uma diversidade de programas que incentivam o empreendedorismo.

Por isso, Singapura é um exemplo de como as áreas de uma cidade devem agir em conjunto. Isto é, uma Smart City não se constrói no isolamento de suas áreas, mas através da comunicação entre elas. Na sequência, analisaremos os projetos em Singapura que ancoram as iniciativas para uma Cidade Inteligente.

Projetos que consolidam Singapura como Smart City

1) Economia Inteligente - Changi Airport

Eleito pela 6ª vez o melhor aeroporto do mundo pela Skytrax World Airports Awards, além de auxiliar o fluxo de pessoas e mercadorias entre Singapura e o mundo, esse aeroporto possui uma infraestrutura de qualidade para comércio, meio ambiente e transporte público que o conecta ao centro da cidade.

2) Moradia Inteligente - Estádio Nacional de Singapura

O estádio nacional de Singapura, Singapore's Sport Hub foi inaugurado em 2014 e foi um projeto elaborado para funcionar durante grandes eventos nacionais, como também, quando não há programação. O estádio possui um complexo de lojas e áreas para serem realizados treinos e, uma estação de metrô foi criada para atender o acesso à sua grande estrutura.

3) Governo Inteligente - Singapore Airlines

A companhia aérea de Singapura, por não possuir um mercado interno para operar, procura fornecer um serviço de excelência internacional. Dessa maneira, funciona como uma representante internacional da impecabilidade de serviços da cidade, bem como, gera empregos e desenvolvimento de pesquisa sobre o mercado da aviação.

4) Moradia Inteligente - Urban Redevelopment Authority (URA)

Singapura possui a autoridade de Planejamento Urbano que trabalha com a interação da população. Ela possui um museu que disponibiliza para os cidadãos uma maquete de toda a cidade e permite a visualização de áreas de reserva, assim como espaços que podem ser construídos de maneira a facilitar o crescimento da cidade e o entendimento do cidadão sobre o espaço onde vivem.

 
 
 

Comentários


© 2022 by Fabio China.

bottom of page